quarta-feira, 12 de junho de 2013
A história do Valentine's Day
O Dia de São Valentim (Valentine's Day), tem origem num acontecimento ocorrido no século III na cidade de Terni, nos arredores de Roma.
O Império Romano, na época governado por Claudius II, estava envolvido em diversas campanhas militares bastante sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas.
O Imperador então considerou que a razão destas dificuldades era o fato dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, e proibiu todos os noivados e casamentos em Roma.
Percebendo a injustiça dessa determinação, Valentim, bispo de Terni, contrariou o Imperador e continuou a realizar os casamentos dos jovens apaixonados. Quando o Imperador soube da celebração dessas cerimônias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270.
Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar relacionado aos apaixonados.
As festividades em honra deste santo foram, pouco a pouco, substituindo as festas pagãs de fertilidade que se realizavam em meados de Fevereiro. Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adotaram este dia como feriado. É o caso da Inglaterra, desde o século VII e dos Estados Unidos, desde 1700.
O costume de aproveitar esta data para oferecer algo a quem se ama teve início em 1840, quando Esther Howland começou a produzir, em grande quantidade, lembranças para comemorar o Valentine's Day.
Nos países da Europa e nos Estados Unidos, é costume presentear não apenas os namorados, mas sim amigos, familiares e qualquer pessoa por quem se tenha carinho. Aproveite a data e demonstre o que você sente!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário